sábado, 6 de abril de 2013

 Projeto de leitura






POR ONDE ANDA A LEITURA?












EE PROFESSORA THEREZINA DA FONSECA PARES
2013




1. Justificativa:

 Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
 Faz-se então necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros.
 Neste sentido pensamos ser dever de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro e consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização social e profissional.
Não podemos formar bons leitores e escritores se eles não tiverem o contato íntimo com os textos. Há várias maneiras de fazer isso. O importante é que o material com diferentes suportes de textos apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade dos leitores.
Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

2 - Objetivo:

·         Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
·         Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
·         Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
·         Estimular o desejo de novas leituras;
·         Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
·         Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
  • Estimular o hábito da leitura dentro do ambiente escolar.


3 - Metodologia:

Os procedimentos metodológicos elaborados para o Projeto Carrinho da Leitura têm como base alguns critérios:

  • Os professores terão um carrinho que será levado à sala de aula, em horário pré-estabelecido pela coordenação, por um período de 50min, onde os alunos e professor terão acesso à diferente leitura: livros, jornais, revistas em quadrinhos, contos, poesias e outros.
  • Deverão entregar os livros aos alunos para um momento de leitura individual ou em grupo. (organize para que todos os alunos tenham contato com os livros). Para os alunos que ainda não tem o domínio da leitura (1º ano), o professor deverá fazer a leitura para a sala utilizando os livros do acervo, no entanto deixem que os alunos manuseiem os livros e até sugiram leituras para o professor.
  • O professor deverá orientar as atividades, socializando a leitura para que haja momentos de apreciação da leitura realizada, estimulando a indicação de livros.
  • O projeto acontecerá durante todo o ano letivo.
  • Junto com o Carrinho será colocado o “Diário de Bordo”, devendo ser registrado pelo professor esse momento de leitura em sala de aula, como por exemplo: um livro indicado por um aluno ou uma impressão relatada, etc.
  • Os professores poderão solicitar o registro fotográfico à coordenação, as fotos serão expostas no mural na III Feira Cultural da unidade escolar e no blog da escola.
  • Mesmo após a feira cultural o projeto continuará acontecendo até o encerramento do ano letivo.

4 - Avaliação:

A avaliação será realizada durante todo o processo, podendo sofrer ajustes durante o processo, aproveitando as próprias situações de aprendizagem e os relatos reflexivos dos professores.










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